gravatar

O Respeito Existe?


Nos últimos dias tenho lido com atenção todos os textos que vão publicando na Blogosfera que tenho como referência. Falo de blogs como a Tertúlia Benfiquista, o Geração Benfica, o Mágico SLB, o BNR B o Benfica 365 e até o Novo Benfica (apesar de em certas franjas não ser muito popular) e claro, o Blog do António Boronha que como “lagarto” não deixa de ter sempre uma opinião (e distanciamento) a ter em conta.

Todos têm opiniões díspares (por vezes mesmo entre escribas dos mesmos blogs, o que é uma imagem salutar do pluralismo que se quer para o Benfica) e isso ajuda sempre a pensar em todos os motivos, todas as razões e todas as correntes que hoje em dia (e mais que nunca nos últimos anos) vão afectando o Benfica.

Já há algum tempo que penso (e escrevo…) que o real problema do Benfica não são os treinadores, jogadores, directores desportivos e mesmo os Presidentes. O problema somos nós. A maior massa adepta do país que em passes de mágica abdicou do estatuto de Adepto para o de cliente / consumidor de kits e ilusões. Estamos finalmente (?) a acordar mas até quando? Temos futuro como grande clube?

Ontem uma palavra estava constantemente a ecoar me no cérebro. Respeito.

E porquê “respeito”?

Porque o perdemos.

Perdemos o respeito pelo Benfica. E como tal o Benfica não se dá ao “Respeito”!

Este mal não é de agora.

Lembram-se do Futre ser um símbolo dos Tripeiros e ser ovacionado de pé na Luz no jogo para a Taça com o Porto? (eu lembro-me, estava lá e ovacionei…). Lembram-se do Artur Jorge e do “O Benfica é um Circo”? Lembram-se do Ivic e de querer reduzir os limites do campo da nossa Luz? Lembram-se do Fernando Mendes e do “Benfica é um clube foleiro”? Do Eydelie treinar com a camisola do Benfica? Do Stanic não servir para o Benfica e ir para o Chelsea? Do “novo Eusébio” Akwa? (como se uma heresia dessas fosse possível de pronunciar) Do Professor Neca a ministrar treinos? Do King emprestado pelo Farense? Da maneira como o Mauro Airez chegou ao Benfica? E o Paulo Madeira? Do Marinho e do Amaral? Da maneira como “fugimos” ao pagamento do Poborsky? De irmos comprar o Cadete, um símbolo do Sporting? Da aquisição em pacote de Alverca de (salvo erro): Artur Futre, Amoreirinha, George Jardel, Andersson Luiz e Ronald Garcia? Do Bibi entrar por um treino dentro? De irmos buscar símbolos do Porto como o Drulovic? O Zahovic?

Poderia também fazer uma lista da quantidade de jogadores que foram comprados e nunca jogaram no Benfica mas nem quero ir por aí.

Onde quero chegar é que apesar de todos estes erros, todos estes momentos na história recente do Benfica ainda vejo em Fóruns e Blogs de Benfiquistas a defenderem Azenhas, Domingos e Jorge Costa para treinadores do Benfica. Está tudo louco?

Perderam a noção do que é o BENFICA?

Comecei a ir à Luz em 1989/90. Vou vos dar uns nomes dos jogadores que vi jogar nessa época: Bento, Ricardo Gomes, Aldair, Veloso, Chalana, Diamantino, Thern, Paneira e Valdo, César Brito, Magnusson e o Vata (excluo o Paulo Sousa e o Pacheco por serem uns ranhosos).

Estão a perceber o que é o BENFICA?

Estão a perceber a bitola à qual foi habituado?

Estão a perceber a quantidade de jogadores portugueses que estão na lista? (e os que não eram portugueses eram INTERNACIONAIS de selecções a sério – não vejo ali internacionais da Guiné Equatorial ou do Djibouti).

Estão a perceber que perderam a esfera de influência no futebol português porque abdicaram de se reforçar no Boavista, no Braga, no Portimonense, no Vizela e se vão reforçar no Rosário Central no Corinthians Alagoano e no…Cluj? (Clube que supostamente tem um protocolo anunciado com pompa e circunstância com o Benfica e que agora mete entraves a uma transferência anunciada).

Custa darem-se ao respeito?

Custa perceberem que têm putos nas camadas jovens com qualidade, que se devem juntar a uns quantos jogadores portugueses de qualidade e para virem estrangeiros têm de ser mesmo bons?

Custa perceber que o processo de evangelização do Simão Sabrosa não resulta sempre com jogadores que passaram em agremiações de valores díspares dos nossos?

É assim tão difícil perceber isso?

Já não chega estes anos de travessia no deserto?

Já não chega de dirigentes que eram / são adeptos de outros clubes no Benfica? Não percebem que o “delta” entre o profissionalismo e o Amor ao Benfica é o que faz a diferença?

Não vos custa que um treinador de um clube que nunca ouvi falar como o FC Metalist Kharkiv chega à nossa casa e goza connosco?

Custa perceber que andaram anos para arranjar um ponta de lança pós Rui Aguas, arranjaram o Van Hooijdonk, mandaram-no embora porque não havia papel e agora que arranjaram outro (e nem me façam falar dos Karadas e dos Pringles senão fico doente…) já se fala que o querem despachar?

Está tudo louco?

Os Jornais escrevem o que bem lhes apetece e não há contraditório? Há comunicados inócuos para a CMVM que nem valem o papel em que são escritos?

Bolas Rui, estás à espera do quê?

O Benfica merece respeito.

Post também publicado aqui e aqui.

gravatar

Bravo!Só uma coisa a apontar:n teres o meu blog como referência (lol).Mas acima de tudo:BRAVO

gravatar

**PALAVRÃO**

Que grande texto! Vou guardar aqui nos meus favoritos.

O Benfica merece respeito e muitos benfiquistas não se sabem dar ao respeito pq nunca assistiram ao verdadeiro Benfica.

Falo por mim, que a primeira vez que entrei no estádio foi num Benfica-Académica para a Taça de Portugal da época 98/99...a partir daqui foi uma espiral descendente de respeito mútuo...


Espero viver para "reviver" a mística e o poderio de um Benfica Glorioso e respeitado por todos pelo seu valor intrínseco.


Saudações Encarnadas

gravatar

Finalmente parece que começamos a acordar! Espero que ainda a tempo de despertar alguém com as qualidades necessárias para se candidatar à presidência do clube em Outubro e fazer uma grande limpeza e desinfe(sta)cção ao Benfica.

Saudações Benfiquistas

gravatar

QUE SE PASSA GERAÇÃO BENFICA ..

O blogue foi removido
Lamentamos, mas o blogue em geracaobenfica.blogspot.com foi removido. Este endereço não é válido para blogues novos.

gravatar

QUEREMOS SABER QUE REMOVEU O BLOG GERAÇÃO BENFICA

O BLOG GERAÇÃON BENFICA FOI REMOVIDO PORQUÊ !

QUEM AUTORIZOU TAL COISA !QUAL FOI O CRIME ISTO E VERDADE OU E IRREAL ...
Sff divulguem este caso a todos os BENFIQUISTAS queremos o BLOG GERAÇÃO BENFICA NO AR IMEDIATAMENTE , MAIS NADA ..